Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Laberinto del Fauno

Estréia hoje em todo o Brasil o filme "O Labirinto do Fauno", produção mexicano-espanhola do diretor Guillermo del Toro. Chega com credenciais: seleção oficial de Cannes, indicado mexicano ao Oscar e recepção calorosa na última Mostra de São Paulo (foi o único filme que eu assisti que foi aplaudido). E dos que eu vi na Mostra, foi o mais marcante.

O cenário: Guerra Civil Espanhola. Um general mauzão que foi a uma floresta debelar os últimos focos da resistência. Lá também estão a sua nova esposa e sua filha (da esposa, não do general), uma Alice 2.0. A crueldade da guerra e do vilão e a luta entre os dois lados, com os conflitos morais, são interessantíssimos. Mas o que faz o filme sensacional mesmo é a trama paralela da menina, que acha um mundo fantástico com criaturas exuberantes literalmente no quintal.

Nunca um filme mereceu tanto o adjetivo "onírico". A paleta de cores utilizada, os sons, as formas desses seres - que não têm aquele aspecto inocente e bonzinho - a dúvida sobre o mundo real e o de fantasia... Tudo é fantástico, no sentido mais amplo da palavra. Não falo nada sobre a trama, há muitas surpresas. Algumas cenas e personagens são bem fortes, não recomendaria definitivamente às crianças. Mas o final, redentor é belo (eu chorei, mind you) é tudo que willow, Labirinto e História sem Fim queriam ter sido.

Corra ao cinema.