Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Goodgeeks

Nos últimos dois anos meu hobby principal tem sido jogar jogos de tabuleiro modernos, como vocês devem saber. Considerando que eu sempre tive de ter um “vício”, de figurinhas a videogames, esse específico traz várias vantagens: pode ser jogado por qualquer um (não precisa de destreza ou outra habilidade específica), é uma coisa mais social, sempre rende conversas sobre assuntos outros, etc etc. Mas um negócio que eu curto bastante no meio são as pessoas envolvidas. Galerinha simpática, bróder, honesta, vida feita, e tudo o mais, que forma efetivamente uma comunidade – quem viaja pra outro estado tem com quem jogar e até onde ficar e por aí vai. Na gringa, como dizem, o site que todo mundo consulta sobre o assunto é o www.boardgamegeek.com BGG para os íntimos). Lá, essa noção de “comunidade” é ainda mais forte.

Esses dias, um cara que perdeu o cunhado na guerra do Iraque recentemente resolveu juntar uns jogos que tinha e fazer um leilão para levantar grana pra irmã e a sobrinha dele. A idéia dele, como postada no site, era fazer um fundo educacional para a criança poder ir pra faculdade. Vários outros usuários do site resolveram doar alguns jogos para o leilão beneficente. E o mais incrível é que as pessoas estão pagando mais de 100 dólares a mais que o valor real do jogo, pra ajudar mesmo.
Coisa parecida aconteceu ano passado, à época do Furacão Katrina. O BGG organizou desde leilões a excursões de voluntários para Nova Orleans à venda simbólica de "geekgold", arrecadando algo perto de um milhão de dólares. Uma loja online dedicou o lucro de um dia de vendas para as vítimas do furacão, e todo mundo foi lá e comprou nesse dia.

É claro que numa sociedade onde sobra dinheiro isso é mais fácil. De qualquer forma, é uma coisa que a gente vê pouco por aqui. Já tive companheiros de videogame, brincamos de “comunidade Xbox” em Brasília. Mas o nível de comunidade do hobby de quem joga tabuleiros é realmente interessante. Viva os boardgamegeeks!

1 Comments:

Blogger BeInspired said...

Fala, Burgos! É o Felipe Vignoli, amigo do Alexandre que tava lá em maresias, blz? Não sabia que vc tinha esse blog nem que gostava de jogos de tabuleiro. Tb me interesso mas sou meio leigo. Você conhece algum site de ambiente virtual desses jogos? Abraço!

http://vmech.blogspot.com/

5:10 PM  

Postar um comentário

<< Home