Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

quinta-feira, março 01, 2007

Purrinha x pôquer x Bovespa

Como disse o Clóvis Rossi hoje, na Folha:

"Você pode escolher a explicação que você preferir para o abalo da terça-feira nas Bolsas do planeta. A grande maioria delas tem até algum fundamento. Mas a explicação de fundo, o que está por trás de tudo, é o cassino em que se transformou o capitalismo nesta era de predomíno avassalador da finança sobre a produção."

Sério, não há qualquer explicação lógica para a queda das bolsas no mundo. A única lógica é do "efeito dominó": Brasil caiu porque Frankfurt caiu, Londres e a China. Mesmo as causas da queda na China são um tanto quanto particulares e só afetam os investidores chineses sobre empresas da China. E no Brasil? Nada muda no governo mas o risco-país sobe 10% em um dia. Genial, não?

Meu irmão e outras pessoas se divertem em ações na bolsa, mas acho que jogar poker online é mais garantido, há mais lógica. Acho que nunca ganharia dinheiro. Pra mim, por exemplo, QUALQUER empresa exploradora de petróleo deveria estar com os papés em desvalorização, visto que todo mundo agora quer ser mais "verde", e no médio prazo a humanidade quer substituir o petróleo por qualquer outra coisa. Mesmo assim, as ações da Petrobras são os papéis com retorno mais garantido do mundo. Vai entender.