Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

domingo, agosto 13, 2006

Não basta ser de direita, tem que participar

Deu na Folha hoje: 39% dos eleitores de Heloísa Helena consideram-se de direita - 32% dizem ser de esquerda. Interessante. Sem tentar entrar no mérito do público entrevistado (destro e de direita são coisas distintas, mas nem todo mundo sabe), o resultado da pesquisa é bem curioso. Será que o cara que diz ser de direita é defensor ferrenho da desapropriação de terras, reestatização, tratamento mais humano aos presos, como a HH? A pesquisa não chegou a essas questões especificamente. Mas, por exemplo, 87% dos entrevistados "de esquerda" se disseram a favor da redução da maioridade penal (de 18 para 16 anos), contra 85% dos "de direita". Uma inversão do comum.

Nos EUA, liberal vota no partido Democrata, Conservador no Bush. Aliás, ser conservador não é palavrão lá. Os cientistas políticos entrevistados na matéria dizem que a posição conservadora geral dos americanos, emanada pela mídia alinhada ao imperialismo (sério, ainda dizem isso) influi nos brasileiros.

O Contardo Calligaris, ótimo colunista da Folha, achou estranho porque, afinal "ser de esquerda geralmente traz uma posição mais gloriosa de si mesmo". Ser do contra é mais interessante. Eu não tenho mais uma estrelinha do PT, há muito deixei de ler a Caros Amigos e até me divirto com o Diogo Mainardi. Mas o meu perfil no Orkut diz que eu sou "left/liberal".

Na real, eu sou BAMBOOCHA.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

BAMBOOCHA!!!

11:09 AM  

Postar um comentário

<< Home