Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Guerra justa, só no videogame


De acordo com diversos blogs, essa libanesa revoltada que aparece numa foto da Reuters com a legenda "mulher fica desesperada ao ver o apartamento que morava destruído pela Força Aérea Israelense", ou algo do tipo, protagoniza um tipo de fraude. Um blog cético muito bom que o Lebe me passou desmascara essa e algumas outras 'montagens brancas' feitas pela Reuters e outras agências de fotografia sobre a guerra no Líbano. Essa mulher da foto, por exemplo, aparece chorando pela "outra" casa que morava, dois dias depois. O prédio atrás dela, aliás, já estava destruído há 4 dias, e saiu em outra foto da mesma Reuters, com outra pessoa revoltada. Outro blog mostra que corpos e bichinhos de pelúcia são colocados estrategicamente para dar um efeito mais dramático à foto, atores são usados para fazer as coisas parecerem mais reais.

Simulacro, Jameson, Baudrillard. Aula sobre pós-modernidade é exatamente isso aqui. Queremos algo mais real do que o real para nos chocarmos.

Obviamente ninguém é idiota o suficiente para acreditar que Israel não matou dezenas de civis, assim como sabemos que o Hezbollah usa os mesmos civis como escudo de alvos preferenciais. Guerra é idiota, todos estão errados. Ponto. Ninguém são é capaz de dizer que Israel está fazendo "o certo". Mas defender o Hezbollah é estupidez, coisa de quem falou "bem feito" quando as Torres Gêmeas sucumbiram. Atrocidades não se justificam.

De volta à programação normal, em instantes.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Faltou a trilha sonora...
Godspeed?

2:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Apesar da montagem, nada na foto é mentira. O ursinho jogado no chão existia, a mulher chorando pela casa destruida também existia. Por que não deslocar esses objetos do seu local de origem para dar uma efeito mais "dramático" na foto?

2:44 PM  

Postar um comentário

<< Home