Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

domingo, agosto 13, 2006

Plágio é Coisa de Criminoso

O vilão seqüestra dois jornalistas, solta um e diz que só liberta o outro se a grande TV mostrar uma mensagem do gênio do crime, dizendo pro governo cumprir algumas exigências. É o maior clichê de qualquer filme com bandidos e mocinhos - com exceção de V de Vingança, onde o bandido era o mocinho. A situação surreal aconteceu aqui em São Paulo, às 0h26 de domingo, na Globo. A poderosa vênus platinada (porque eu sou de esquerda) decidiu atender às exigências do PCC e colocou no ar o DVD da organização, de 3'36'' (íntegra do texto aqui) que pedia tratamento mais humano para a população carcerária. Nenhuma regalia. Só a eliminação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), basicamente um castigo pros mais maus, que não podem se socializar, algo como a velha e extina solitária. Muitos juristas acham isso inconstitucional, como Maurício Kuehne, professor da Faculdade de Direito de Curitiba. Kuehne escreveu essa frase pomposa, contra a lei original que criava o RDD, em 2001:

"O Regime Disciplinar Diferenciado agride o primado da ressocialização do sentenciado vigente na consciência mundial desde o ilusionismo e pedra angular do sistema penitenciário, a LEP. Já em seu primeiro artigo, traça como objetivo do cumprimento da pena a reintegração social do condenado, a qual é indissociável da efetivação da sanção penal."

Acompanhe, caro leitor, que a mesma frase está no comunicado lido pelo PCC, que deu um básico ctrl+c / ctrl+v no negócio. Picaretagem faquiana clássica.

Em todos os lugares que trabalhei, sempre tive um olhar - mais a chatice necessária - pra apurar picaretagens, ou preguicinha jornalística. Às vezes você lê o texto de alguém e chega uma frase que claramente não foi escrita pela pessoa. Coloque a mesma no Google, entre aspas, e bingo. Às vezes o mesmo parágrafo já foi copiado por 5 jornalistas pra matérias diferentes para os mesmos temas. Mas enfim, dito isso, tenho o primeiro FURO do blog, eu acho. Que emoção.