Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

segunda-feira, março 05, 2007

Ah! Regininha!

De tempos em tempos eu me apaixono por alguma voz feminina. Algumas são casos rápidos e fugazes (Britney, Nelly Furtado), paixões fulminantes (Amy Winehouse, Camille) outras são namoros firmes (Feist, Sia Furler, Cibelle), além, é claro, de casamentos na enésima boda (Cat Power, Billie Holliday, Björk). Note que são relacionamentos abertos, ok? Elas não me impedem de ver outras meninas.

A nova paixão obsessiva (meu Last.fm aponta 20 audições da mesma música em dois dias) é Regina Spektor, a bela russo-americana. Ela já faz algum sucesso por aí, vai tocar no Coachella em abril e o quarto disco dela, o recentíssimo Begin to Hope, é o primeiro a ser lançado por uma major. E foi o que fez o nome dela aparecer nos jornais, com críticas bastante favoráveis.

Ela tem uma produção bem minimalista, mas bem cuidada, estilo dos últimos trabalhos da Cat Power. Mas o trabalho é mais diversificado nos climas, e mais jazzy. O vocal dela é melancolicamente mais alinhado aos anos 30, pós-depressão, por vezes sussurado. O timbre é algo entre a Feist e Madeleine Peyroux, cool.

O disco é daqueles bons do início ao fim, com alguns momentos memoráveis. Better, logo no início é das melhores, upbeat e Lady, a penúltima, é dessas que eu deixo no repeat. É meio inexplicável. Na verdade eu que não tenho o talento de dizer porque a música é boa e absolutamente nova e velha, como se ela cantasse à frente de uma banda de jazz tocada por fantasmas. A PitchFork sabe explicar melhor: “On “Lady”, a paean to Billie Holiday, Spektor duets with a mournful jazz band that cuts in and out abruptly like a staticky transmission from the past”.

É fácil achar em .torrent, mas de qualquer forma aposto um dedo meu (o anular esquerdo, subutilizado) que ele vai ser lançado aqui no Bananão antes de julho, acompanhado de uma capa empolgada na Ilustrada. Vá lá ouvir.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

she breaks my fall

7:31 PM  

Postar um comentário

<< Home