Take me Somewhere nice

Blog de um jornalista viciado em música e com paixões variáveis. Pinceladas de cinema, futebol e São Paulo podem aparecer sem aviso.

domingo, setembro 10, 2006

Em busca do último pote de Sagú

Fui a um restaurante natureba com a minha mãe hoje aqui em São Paulo. E, como todo restaurante vegatariano, estava lá entre as sobremesas gratuitas um daqueles potinhos de SAGU. Fiquei intrigado. Rrrrring...
- Malu, tinha sagu no restaurante.
- Sagu?
- Quem diabos ainda come sagu?
- Quem VENDE sagu? Não pararam de vender em 87?

Sagu é uma parada tão 80s quanto blush, brinco de argola e Chaves. Talvez por isso mesmo a dona do restaurante onde comemos (na Bela Cintra, excelente por sinal) era hispana, usava brinco de argola e blush.

Minha teoria é que pararam de vender sagu em 1988, depois que um congelamento de preços do Sarney fez com que sagu ficasse mais barato que, sei lá, milho pra pipoca. Pessoas fizeram filas no Superbox de Taguatinga para comprar todas as unidades possíveis, saturando as crianças da gelatina roxa. Uma geração inteira ficou de saco cheio de sagu. Os que não comeram tanto, principalmente por serem mais velhos, estocaram o suficiente para vender nos restaurantes vegetarianos que venderiam anos mais tarde (essa conexão ainda não consegui entender, working on it).

O PEOR é que é uma sobremesa sem personalidade. O sagu YOKI vendido nos supermercados é sem cor, sem gosto, pior que gelatina. Você precisa colocar um suco de uva e MUITO açúcar pra dar a aparência dele.

Eu ODEIO sagu. Há quanto tempo você comeu um pela última vez?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nunca comi sagu. Meu pai deve ter substituído por geléia de mocotó (aquela que vinha num copo de vidro, que meu pai comprava no carrefour)

9:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não fui uma criança muito alimentada por sagu não. Adorava os pudins da minha mãe/vó e meu pai certamente havia de ser sócio majoritário da Embasa, de tanta geléia de mocotó q eu comia. Mas eu adoro sagu... é sem graça sim, mas é de graça.

E vejo q poderíamos discutir isto por décadas, dada a efusividade de ambos. Qualquer coisa tô no celular.

12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sagu sem graça é Sagu mal feito. Infelizmente pela comodidade o Sagu foi se reduzindo a uma caixinha com aquelas bolinhas brancas e um saquinho de corante. O Sagu tradicional, felizmente ainda muito popular na região sul do país, é feito com vinho tinto. Tanto seco como suave. Sim eu como e adoro Sagu. E comi no último fim de semana.

4:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isso aí, Cid! com orgulho!
Dava pra botar quem come sagu naquela campanha da Coca-light. Ia ficar perfeito. (ou nessa aqui também, mas a primeira é muito melhor)

10:30 AM  
Blogger Unknown said...

Graças a Deus, que existe o Sagu, se não fosse "ele", o meu filho, que eh portador de uma doença mto rara, nunca ia poder comer uma gelatina, nem pipoca, que eh feita com o Sagu! que por causa dessa doença eh obrigatoriamente "vegetariano"; Eu amo o sagu! tem pessoas que não dá o valor necessario as coisas, são as pequenas coisas que nos fazem felizes?? imagina, fica sem comer gelatina e pipoca? graças a Deus, existe o sagu! eu amo sagu e recomendo... alem de ser mto mais saudavel! eu comi ontem!

7:44 AM  

Postar um comentário

<< Home